Diferenças no microbioma intestinal podem tornar indivíduos mais suscetíveis à doenças genéticas

Falta de algumas espécies bacterianas em crianças com maior risco genético de desenvolver diabetes tipo 1 pode ser pista para futuros tratamentos contra doenças auto imunes.

Shutterstock

Os microbiomas intestinais das crianças com alto risco genético de desenvolver diabetes tipo 1 são diferentes dos que possuem crianças com baixo risco para doença. É o que diz o novo estudo da Universidade de Linköping, na Suécia, e da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Os resultados publicados na revista científica Nature Communications sugerem que o risco genético pode moldar a resposta de um indivíduo a fatores ambientais no desenvolvimento de doenças autoimunes.

Tanto fatores hereditários como ambientais desempenham um papel no desenvolvimento da diabetes tipo 1, uma doença autoimune grave que frequentemente se desenvolve na infância ou na adolescência. Uma vez desenvolvida, a diabetes tipo 1 requer tratamento intensivo com insulina ao longo de toda a vida. Um maior risco genético não é suficiente para causar a doença: fatores ambientais também são necessários e desempenham um papel crucial. A flora intestinal é um desses fatores, e seu papel em várias doenças, particularmente doenças autoimunes nas quais a flora intestinal desempenha um fator importante na maturação do sistema imunológico, tem sido extensivamente estudado.

O novo estudo se baseia na pesquisa conhecida como ABIS (All Babies in Southeast Sweden ou Todos os Bebés do Sudeste da Suécia), da Universidade de Linköping. O objetivo da ABIS é determinar por que as crianças desenvolvem doenças autoimunes, especialmente diabetes tipo 1. No total, 17.000 crianças nascidas entre 1997 e 1999 foram acompanhadas com questionários e amostras biológicas no nascimento, e depois com idades de 1,3,5, 8 anos e além. Neste novo estudo com 403 crianças, os pesquisadores queriam estudar as conexões entre a predisposição genética para a doença e a flora intestinal. As crianças foram analisadas quanto ao risco genético com base na variação genética dos genes HLA, que desempenham um papel importante no sistema imunológico. Certas variantes dos genes HLA são fortes fatores genéticos de risco para diabetes tipo 1. O microbioma intestinal foi analisado em amostras de fezes coletadas quando as crianças tinham um ano de idade. O resultado mostrou diferenças significativas no microbioma em crianças com diferentes riscos genéticos.

“Algumas espécies bacterianas não foram encontradas em crianças com alto risco genético, mas foram encontradas em pessoas com baixo ou nenhum risco. Isto é muito interessante, pois poderia significar que certas espécies têm efeitos protetores e podem ser úteis em futuros tratamentos para prevenir doenças autoimunes. Pode ser que certas espécies não possam sobreviver em indivíduos com alto risco genético ”, diz Johnny Ludvigsson, professor sênior do Departamento de Medicina Clínica e Experimental da Universidade Linköping e consultor sênior do Hospital Infantil Crown Princess Victoria.

Estudos anteriores sobre a flora intestinal em relação ao desenvolvimento do diabetes tipo 1 foram baseados em crianças que apresentam alto risco genético para a doença. Essa pesquisa é o primeira em que uma relação foi estudada em uma população geral que inclui crianças com risco genético baixo, neutro e alto.

“A base de dados da ABIS é excepcionalmente valiosa, pois permite certos tipos de estudo sobre a importância de fatores ambientais para o desenvolvimento de diabetes tipo 1. A ABIS é a única grande pesquisa prospectiva no mundo onde uma população em geral foi acompanhada desde o nascimento, o que permite esse tipo de estudo sobre como fatores genéticos e ambientais trabalham juntos “, diz Johnny Ludvigsson.

Mais pesquisas são necessárias para obter um conhecimento mais profundo sobre como o efeito combinado da genética e da flora intestinal influencia o desenvolvimento do diabetes tipo 1. Os resultados também podem ser importantes para o desenvolvimento de outras doenças autoimunes em que a genética é importante, como a doença celíaca e a artrite reumatóide.

Universidade Linköping