Evento gratuito comemora 50 anos da chegada do homem à Lua

Com palestras e observações astronômicas com telescópio, evento do telescópio BINGO destaca presença das mulheres na missão lunar, entre outros temas

Pegada do astronauta Buzz Aldrin no solo lunar, logo após o primeiro pouso na Lua. Foto: Nasa

Há 50 anos, o homem pisava pela primeira vez na Lua. Em comemoração à data, o telescópio BINGO, em parceria com o Observatório Municipal Astronômico de Diadema, organiza um evento gratuito no dia 20 de julho em Diadema (SP). O dia especial contará com palestras, rodas de conversa e observações do céu com telescópios e faz parte de uma série de comemorações internacionais da União Astronômica Internacional (IAU).

O BINGO, acrônimo de Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations, é um radiotelescópio exclusivamente projetado para fazer a primeira detecção de Oscilações Acústicas de Bárion (BAO), que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no início do Universo. O Telescópio será capaz de medir a expansão do universo e inferir sobre as propriedades da energia escura, gerando grandes contribuições para a ciência astronômica

Um dos temas abordado no evento será o da importância feminina na exploração lunar. Priscila Gutierres, mestranda do Instituto de Matemática e Estatística da USP e parte da equipe do BINGO, destacará o trabalho de Margaret Hamilton, programadora do MIT responsável por criar o software Apollo Guidance Computer, que guiou a navegação e o controle da nave de comando e do módulo lunar. A cientista é uma das pioneiras que possibilitaram uma maior presença feminina na ciência, e um dos nomes responsáveis pelo sucesso da missão.

Outro destaque é o astrofotógrafo Conrado Serodio, engenheiro e estudioso da Astrofotografia Amadora de Alta Resolução. Ele falará sobre a Lua e sua geologia, e como as belas imagens de suas crateras, montanhas e vales podem também contar histórias. Diferentemente da Terra, a Lua não sofre suas mudanças mais radicais de movimentos tectônicos, e sim de colisões com objetos espaciais.

Pesquisadores da USP também marcarão presença. Alessandro Marins, físico e da equipe do BINGO, falará sobre a cosmologia e algumas das perguntas mais desafiadoras da astronomia: O que são energia escura e matéria escura? Como as galáxias se formam?. Riis Bachega, doutorando pelo IF-USP, falará sobre as misteriosas ondas gravitacionais e suas possíveis aplicações; e João Luis Meloni Assirati, doutor pelo IF-USP, abordará a história da ciência, explicando como o pensamento evoluiu ao longos dos séculos para possibilitar a viagem espacial — e como todo esse conhecimento se transformou em aplicações práticas no nosso dia a diaMais informações no site do evento.