Notícias

USP oferece curso gratuito de introdução à evolução humana

O arqueólogo Walter Neves, conhecido pelos seus estudos sobre Luzia, ministrará um curso aberto abordando temas atuais da área

Crânio do Homo georgicus encontrado na região de Dmanisi, na Geórgia, onde Neves acompanhou escavações e lecionou o curso de evolução humana. Crédito: Wikimedia Commons

Entre 18 de outubro e 13 de Dezembro, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) oferecerá o curso de introdução à evolução humana “New kids on the block: debates contemporâneos em paleoantropologia“, ministrado pelo arqueólogo e antropólogo Walter Neves com apoio da Scientific American Brasil. 

As aulas vão ocorrer todas as sextas-feiras, das 14:00 às 16:00, na sala Alfredo Bosi do IEA. São bem-vindos para se candidatarem tanto alunos de graduação e pós-graduação como profissionais das diversas áreas da ciência, mas notadamente antropologia, arqueologia e biologia evolutiva. As 50 vagas serão oferecidas no site do IEA em um período de inscrição que vai de 18/09 a 10/10, e o único requisito prévio é ler textos em inglês. 

Walter Neves é professor aposentado do Instituto de Biociências da USP e referência na arqueologia brasileira. É conhecido como “pai da Luzia”, por ser o responsável pelo estudo do entao esqueleto humano mais antigo do continente americano, além de ter liderado um recente estudo que propõe um novo modelo de dispersão do gênero Homo.

O mesmo curso já foi ministrado por Neves em Dmanisi, na República da Geórgia, onde o arqueólogo trabalhou em escavações para seu mais recente estudo.

Bruno Carbinatto